Perguntas frequentes
Perguntas dos passageiros
Onde é realizado o voo?
Em João Pessoa, o voo de parapente pode variar entre: Praia do Sol e Praia de Jacarapé.
Seja bem-vindo(a) às prais de João Pessoa, a cidade mais oriental das Américas. Olhe para nossas belíssimas praias com piscinas naturais, eles ficam mais lindas vistas do alto! Você está prestes a vivenciar uma das maiores aventuras do planeta: Voar livre como um pássaro em um Parapente e ver o mundo e a si mesmo sob uma nova perspectiva.
Nossa rampa de decolagem é fantástica e recebe todos os anos centenas de visitantes.
Com uma paisagem de tirar o fôlego, você terá uma vista espetacular com mais de 180 graus de visão do grandioso mar!
Praia de Jacarapé, João Pessoa - PB

Para chegar até a praia de Jacarapé, saindo do busto de Tamamdaré (um de nossos pontes de encontro), leva aproximadamente 20 minutos pela rodovia Estatual PB 008. O local de decolagem é bem seguro e oferece vigilância 24h.
Praia do Sol, João Pessoa - PB

Já Para chegar até a Praia do Sol, saindo do busto de Cabo Branco, final da Beira Rio (um de nossos pontes de encontro), leva aproximadamente 30 minutos, também pela rodivia Estadual PB 008. O local de decolagem é amplo e tem uma vista espetacular até para quem não vai voar. Então não hesite em trazer amigos, eles vão se encantar com o local.
O que preciso saber para voar de parapente?
Você voará com um piloto profissional de vasta experiência.
Como é o voo de parapente?
O Voo Duplo Instrucional, acompanhado de um instrutor, é o primeiro contato que podemos ter com um parapente. É a maneira mais fácil, rápida e segura de realizarmos o sonho de voar.
Duração do Voo de parapente em João Pessoa
A duração do voo depende de dois fatores principais: condição meteorológica do momento entre a decolagem e o pouso, e a perícia do piloto. Como nossa equipe é formada por pilotos bastante experientes, você estará servido por profissionais com grande habilidade, em que se tenta prolongar o voo o quanto for possível. Não há um limite máximo de duração, mas com boa condição, pode-se voar até por meia hora. Geralmente, os voos duplos têm duração de 10 minutos, na pior das hipóteses, e nas melhores, de 20/30 minutos. Somos uma equipe com vários pilotos disponíveis e seu voo não será encurtado para que o próximo passageiro possa voar. Podemos, assim, atender seus amigos que também queiram voar.
É seguro voar de parapente?
Sua segurança está sempre em primeiro lugar!!!
Todos os nossos equipamentos utilizados na realização dos voos são novos (menos de três anos de uso), de marcas líderes mundiais e checados periodicamente. Evitamos voar em condições turbulentas, pois provocam desconforto ao passageiro. Nossa meta é mostrar a tranquilidade e beleza do voo livre, e não voar a qualquer custo arriscando nossos passageiros e pilotos a uma situação desagradável.
Nossa equipe é composta por pilotos profissionais, e extremamente capacitados para voar com total segurança, transmitindo tranquilidade, qualidade e paz nessa experiência que é uma mistura de adrenalina e emoção.
Restrições, Idade, Peso e Roupas para Voar de Parapente
Não há limite de idade máxima para voar. A idade mínima é de 16 anos. Para menores de 18 anos, é necessária a do responsável no local do voo.
Também não há limite de peso. Os equipamentos, que são superdimensionados e suportam em média até 8 vezes o peso nominal de voo. Porém, caso passageiros com o peso mais alto podem não tenham mobilidade necessária para uma decolagem segura, não será possível voar. Apesar do peso não influenciar diretamente, em alguns casos afeta a mobilidade necessária para a decolagem, principalmente em dias com vento fraco. Em média, Parapentes decolam sem problemas com passageiros com até 100kg, e em dias de vento forte, até 120kg. Caso tenha mais que isso, entre em contato que analisaremos seu caso, para decolarmos numa melhor condição de vento e avaliarmos se há restrições de mobilidade.
É obrigatória a utilização de calçado preso aos pés (tênis ou similar), aconselhamos o uso de calça que lhe permite movimentos. A temperatura em voo não muda muito em relação à temperatura em solo. O vento é bastante prazeroso.
Fotos e Vídeos do Voo de Parapente
Opcionalmente, podemos produzir pacotes de imagens com fotos e vídeos antes, durante e após seu voo. A entrega é feita até 5 dias após o voo para a edição e perfeita qualidade de suas melhores recordações.
Preços do Voo de Parapente em João Pessoa
Pela experiência de voar sem motores, com equipamentos movidos apenas pela força da natureza, é pago um valor ínfimo, comparado com o custo de toda estrutura utilizada. Além disso, suas emoções não têm preço, muito menos sua segurança. Pensando que voar se trata da realização de um sonho de grande parte dos seres humanos, oferecemos facilidades para que você consiga concretizar o seu.
Nosso foco é oferecer a você o maior conforto possível, desde a ida até seu voo. Para isso temos um custo operacional, mas tentamos oferecer a você o menor valor possível, sempre focando sua SEGURANÇA.
Cancelamento do Voo de Parapente
Como o voo livre em João Pessoa depende de condições meteorológicas favoráveis, o voo agendado poderá ser cancelado em caso de condições desfavoráveis com até 02 horas antes do horário marcado. Neste caso, entraremos em contato, para que o passageiro não se desloque desnecessariamente e realizaremos o reagendamento ou devolução do pagamento (caso já tenha sido pago).
Como posso pagar pelo voo de parapente
Para pré-agendar seu voo agora mesmo, clique em Agendamento e Preço no menu acima, preencha os dados necessários (nesse caso, não esqueça de conferir seu endereço de e-mail, pois responderemos o pré-agendamento pelo mesmo canal de seu contato inicial).
Se desejar efetuar o pagamento de seu voo com antecedência, você terá opção de pagamento por cartão de crédito. Caso queira efetuar o pagamento no local, serão aceitos pagamentos em dinheiro ou transferência PIX.
Sobre o Voo Livre
O que é voo livre?
O voo livre agrupa um conjunto de disciplinas cujo objetivo comum é voar utilizando as forças da natureza e recorrendo à técnica do piloto para decolar e pousar, sem o uso de motores.
O que é parapente?
Parapente é uma aeronave invertebrada, em forma de um semi-círculo inflável, feito de tecidos e linhas.
Do que é feito o parapente?
Os tecidos são uma espécie de nylon especial, ultra-resistente, e super-leve. As linhas são também ultra-resistentes e muito finas. Os materiais são desenvolvidos especificamente para o parapente.
Parapente é a mesma coisa que pára-quedas?
Não. O pára-quedas é usado para desacelerar uma queda em um salto de um avião por exemplo. É pequeno, e retangular.
Você salta de Parapente?
Não. Você VOA de parapente. O Parapente é uma aeronave, e assim como tal, ela alça vôo, decola. Muitos confundem com pára-quedas, onde se salta (por favor, quem pula é sapo) de um avião em movimento. Não existem pilotos de pára-quedas, pois ele não é uma aeronave e usado apenas para diminuir a velocidade de queda. O parapente, sendo uma aeronave, denomina o seu praticante como um "Piloto de Parapente". O praticante de pára-quedas pode ser chamado de paraquedista, já os de parapente não podem ser chamados de parapentistas, senão pilotos de outras aeronaves seriam chamados de avionistas, helicopteristas, planadoristas, etc.
Porque o nome parapente?
Deriva do Francês para pent. Que seria traduzido como vôo de encosta. Afinal o esporte nasceu com alpinistas tentando adaptar pára-quedas para decolarem das encostas após escalá-las e querer descer de forma rápida.
Como funciona e como é feito um parapente?
Um parapente uma parte superior e uma parte inferior que são ligadas interiormente por células (ou alvéolos), que se fossem removidas teriam o aspecto do interior de uma asa de avião normal (arredondada à frente, pontiaguda atrás, curva no topo e lisa em baixo). As células são aberturas retangulares definidas pelas tiras e partes superior e inferior. A forma como tudo isto funciona deve-se ao movimento para a frente da asa. Desta forma o ar "é pressionado" pelas aberturas da parte da frente e como não tem por onde sair por trás, mantém uma certa pressão interna maior no interior da asa do que do lado de fora. Isto cria uma estrutura rígida.
Parapente é a mesma coisa que Paraglider?
Sim. Só muda o idioma. Parapente é o nome em português, originado do francês para-pent. Paraglider é o nome em inglês, evitado pelos puristas. Afinal, estamos no Brasil e o esporte foi inventado na França. Aonde o inglês deveria entrar nisso?
O que é paramotor?
É um parapente com um motor acoplado às costas do piloto para propulsão. Desta forma a aeronave deixa de ser um planador e passa a ser um ultraleve propulsado, que pode decolar do chão, como um avião, e tem autonomia de acordo com seu combustível.
Qual a diferença entre parapente e asa-delta?
Funcionam basicamente pelos mesmos princípios de sustentação da física, e se diferem basicamente no formato com que cada aparelho desenvolve um perfil de asa. A asa-delta tem formato triangular e estrutura tubular rígida para ter o formato de uma asa (leia-se aqui asa como o formato aerodinâmico que permite sustentação). O parapente utiliza tecidos e linhas para criar uma estrutura em formato de asa.
Parapente quebra? Pode haver problemas com o equipamento?
Basicamente não. O tecido poderia se rasgar, e as linhas arrebentarem. É o que poderia se chamar de quebra. Mas isto é praticamente impossível de acontecer em equipamentos utilizados de maneira correta e dentro de seu período de vida útil. O que normalmente acontece sem nenhuma conseqüência, é devido a fortes turbulências o parapente se desinflar, ou 'enroscar' nele mesmo, mas são situações facilmente corrigíveis pelo piloto na maioria dos casos.
E se houver problemas, existe um pára-quedas de emergência?
Sim. Se mesmo assim o problema não puder ser resolvido, existe na cadeirinha do piloto um pára-quedas (agora sim um pára-quedas) redondo que te leva em velocidade segura até o solo.
Mulheres podem voar?
Claro que sim! O Parapente não é um esporte que exije força muscular extrema, exige muito mais técnica do piloto do que força em si. Como é um esporte que tem poucas praticantes, elas são sempre muito bem-vindas neste universo em sua maioria masculino.
É possível voar a dois?
Sim. Perfeitamente. O equipamento deve ser proporcional ao peso que está carregando. Para isto existem parapentes específicos para vôo-duplo, que suportam mais peso.
Existe diferença entre parapentes?
Muita. De forma e tamanho. Quanto ao peso, ele é sempre proporcional ao peso do que ele carrega. Seja uma pessoa, duas pessoas, um magro, um gordo. O parapente também tem forma de asa, e o formato desta 'asa' vai definir muito do seu comportamento e desempenho em vôo. Embora para um leigo, simplesmente olhando sejam todos muito parecidos, eles têm muita diferença. Existem níveis de desempenho e de segurança variados. Quanto mais seguro é um parapente, geralmente os usados com alunos e vôos-duplos, menos performance eles têm. Entenda-se como performance a sua velocidade e capacidade de voar mais longe. Os pilotos de lazer usam parapentes seguros e com desempenho moderado, propício para lhe proporcionar um vôo agradável e divertido. Pilotos de competição sempre usam o que há de mais moderno e com maior desempenho, diminuindo com isto também sua segurança. Já os pilotos de acrobacia voam em parapentes específicos para que realizem melhor as manobras e são também geralmente menores em relação ao peso de um piloto, quanto seria um parapente de vôo convencional.
Quanto peso um parapente suporta?
Teoricamente ele pode levar quanto peso for necessário, desde que tenha um tamanho adequado ao peso que está carregando. Veja que cada modelo de avião tem tamanho de asas diferentes. Alguns ônibus espaciais possuem uma espécie de parapente gigante para pousar.
Se o peso estiver acima ou abaixo, o que ocorre?
Se a diferença for de poucos kgs, basicamente só o que muda é a velocidade de vôo, mais rápido se mais pesado, ou mais lento de mais leve. A distância que ele voa e a resistência do aparelho são praticamente inalterados.
Parapente é perigoso?
O esporte é tão seguro quanto o piloto quiser que seja. Tomando todas as devidas precauções, ele torna-se um esporte extremamente seguro. Muito mais do que você pode imaginar. A maioria massiva das pessoas que pilotam ambos aparelhos como motocicletas e parapentes, sentem-se mais seguros voando.
Pode-se voar na chuva?
Leves chuvas não afetam em muito o vôo, apenas umedecem o tecido impermeável do parapente, porém em dias nublados, não é possível achar as correntes térmicas de ar ascendente que o farão subir. Logo é mais provável que não valha nem a pena decolar, caso contrário você irá diretamente da decolagem para o pouso. Seria um vôo curto sem muitas possibilidades. Fortes chuvas geralmente vem acompanhadas de fortes ventos e turbulência, que aí sim tornam o vôo desaconselhável.
E se uma chuva lhe surpreender?
As chuvas não saem de surpresa de trás de uma cortina pra nos dar um susto. Todo piloto deve saber fazer a análise meteorológica necessária para saber a possibilidade de chuva naquele momento, e reconhecer as nuvens de chuva antes que elas atinjam um nível que represente perigo ao vôo.
E se de repente faltar vento?
O parapente é um sua natureza um planador, ou seja, se de repente faltar vento (algo raro nas praias do Nordeste), o piloto irá planar lentamente até pousar na areia da praia, com total segurança. Não existe a possibilidade de cair verticalmente.
Curso iniciante de parapente
Como é o curso?
Prático e teórico. Você irá aprender a pilotar uma aeronave movida pelos ventos. Antes da parte prática, você começa com um bom embasamento teórico, junto com as informações necessárias para evolução de seu aprendizado com total segurança. Estas aulas teóricas acompanham todo o curso a medida que o aluno se desenvolve.
O que é preciso para começar?
Você não precisa de equipamento, pois em todas as fases do curso, serão utilizados equipamentos próprios da escola. Você só precisa de tempo, dedicação, e vontade de curtir a vida com emoções e sensações que poucos têm o privilégio de experimentar.
Quanto tempo dura?
Cerca de 1 à 3 meses, dependendo da disponibilidade e do desenvolvimento de cada aluno, mas ele não é liberado até que atinja um ótimo nível de piloto, independente de quanto tempo leve, por questões de segurança.
Quanto custa o curso?
O curso completo, sem limite de tempo, e buscando o foco no REAL aprendizado, pode ser pago no valor de R$ 5.000,00 à vista. Ou por R$5.200,00 divididos em até 05 parcelas no cartão de crédito.
O que está incluso no curso?
- Curso Básico Completo (Prático e Teórico);
Quanto custa o equipamento?
O equipamento básico, que pode ser adquirido novo ou usado (revisado), varia geralmente entre R$6.000,00 à R$15.000,00, podendo ser parcelados esses valores.
Cronograma do Curso:
Como é o treinamento de solo?
Como é o treinamento no morrinho?
Voos de instrução
Carga horária: 01 hora (03 voos), ou tantos sejam necessários a julgar pelo instrutor.
Aulas teóricas